A história de Abraão é uma das mais importantes da Bíblia Sagrada. Seu caráter íntegro, a sua coragem e a sua fé o tornaram uma figura inspiradora para todas as gerações. Para as crianças e adolescentes, essa história pode ser um verdadeiro exemplo de vida. Por isso, nesta publicação, vamos apresentar um resumo da história de Abraão em uma linguagem acessível e apropriada para essa faixa etária.
A HISTÓRIA DE ABRAÃO
Havia um homem chamado Abrão e Deus apareceu para ele e disse: “Saia da sua terra, do meio do seu povo, e vá para uma terra que te mostrarei, pois farei de você o pai de uma grande nação”. Abrão obedeceu a Deus e levou consigo sua mulher Sarai e o seu sobrinho Ló. Eles partiram para a terra de Canaã.
Em Canaã, a comida estava acabando, então Abrão e sua família foram para o Egito. Ao chegarem lá, como sua esposa era muito bonita, ele disse para ela: “Se alguém te perguntar o que eu sou de você, diga que sou teu irmão”. Abraão estava com medo que alguém lhe machucasse, por isso, teve essa ideia.
Faraó achou Sarai muito bonita e a levou ao palácio. Enquanto isso, Abrão foi tratado muito bem, por acharem que era irmão de Sarai. Entretanto, como Deus amava muito Abrão, feriu Faraó com muitas doenças porque estava com Sarai. Faraó mandou chamar Abrão e perguntou: “Por que não disse que Sarai era sua esposa? Vá embora daqui e leve tudo o que é seu”. Abraão levou tudo e partiu.
Abrão estava velho e ainda não tinha um filho. Ele já não acreditava muito na promessa de que seria pai de uma grande nação. Todavia, Deus apareceu para Abrão e disse: “Um filho teu será gerado. Olhe para o céu! Veja quantas estrelas! Assim será a tua descendência”. Abrão ficou muito feliz e voltou a acreditar na palavra do Senhor.
Ao completar 99 anos, o Senhor apareceu novamente para Abrão e Disse: “Eu sou o Deus Todo Poderoso, e como prometi, farei de ti uma grande nação. Assim, a partir de hoje seu nome será Abraão e sua esposa Sarai será Sara. Eu os abençoarei e tua esposa te dará um filho.
Quando Abrão completou 100 anos, sua esposa ficou grávida, portanto, o Senhor cumpriu sua promessa. Assim que a criança nasceu, Abraão e Sara deram o nome de Isaque para seu filho, pois depois de velhos, Deus deu um filho para eles criarem e amarem.
Depois de algum tempo, Deus resolveu testar a fé de Abraão. Diante disso, Deus disse a ele: “Tome seu filho Isaque e vá para um monte e ofereça-o como sacrifício para mim”. Deus pediu que Abraão matasse seu próprio filho, mas mesmo assim, Abraão obedeceu, porque confiava no Senhor. Ao chegar no monte, Isaque perguntou: “Pai, onde está o cordeiro?” Abraão respondeu que Deus ia prover. Quando tudo estava pronto para sacrificar o filho Isaque, apareceu um anjo e disse: “Abraão, Abraão, não faça isso, não toque na criança, agora sei que você teme a Deus!” Ao erguer os olhos, Abraão viu um cordeiro ali próximo que serviria de sacrifício.
Assim, Abraão viveu ainda muitos anos e sempre agradecia a Deus pela família e bênção que recebia. Sua família cresceu muito e hoje Abraão é considerado o pai da fé, pois sempre acreditou nas promessas de Deus.
atividadesbiblicas.com
Conheça aqui outros resumos incríveis de Histórias da Bíblia para Crianças.