Nesta publicação, apresentamos mais uma excelente dinâmica onde os participantes terão a oportunidade não apenas de memorizar versículos, mas também de compreender seus significados e aplicá-los em suas vidas. Conheça e aplique!
Objetivos:
– Promover o trabalho em grupo e a reflexão sobre a importância da cooperação;
– Descobrir a mensagem completa do versículo bíblico, refletindo sobre a importância da convivência fraterna e harmoniosa.
Materiais necessários:
– Tarjetas com versículos bíblicos;
– Tesoura para recortar as palavras dos versículos;
– Envelopes.
Como fazer?
– Nessa dinâmica, os participantes irão se organizar em círculo;
– O orientador dividirá o grupo em duplas, trios ou até mesmo em equipes (como preferir) e, em seguida, distribuirá os envelopes aos participantes com os versículos bíblicos recortados;
– O orientador deixará claro que todos deverão se empenhar, colaborando para encontrar a mensagem completa do versículo, usando todas as palavras recebidas;
– De posse do envelope com as palavras embaralhadas e ao comando do orientador, os participantes irão sentar-se com a sua dupla, trio, etc., para montar seu versículo. O desafio dos grupos é juntar todas as palavras e encontrar o versículo;
– Após todas as equipes concluírem esse processo, o orientador reunirá todos os grupos no mesmo círculo para socializar os versículos encontrados, a partir dos seguintes questionamentos:
1. Qual o versículo encontrado?
2. O que você entendeu sobre o versículo?
3. Qual a importância de se trabalhar em grupo?
4. Qual o aprendizado que a dinâmica trouxe?
– As perguntas deverão ser feitas para cada grupo que participou da dinâmica, incentivando a participação de todos;
– O orientador irá conduzir e complementar as respostas dos participantes, destacando a importância de trabalhar em grupo.
– À medida que os grupos forem socializando, os demais participantes podem interagir, contribuindo com as reflexões a fim de torná-las mais ricas.
Algumas sugestões de versículos a serem trabalhados na dinâmica:
– “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união.” (Salmo 133:1).
– “Dediquem-se mutuamente com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” (Romanos 12:10).
– “Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo.” (1 Coríntios 12:12).
– “Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior.” (Romanos 12:16).
Observação:
Esse momento é enriquecedor para os grupos, seja dentro ou fora das igrejas, especialmente para promover a interação, a partilha e principalmente, a reflexão e o aprendizado de se trabalhar e conviver em unidade.
– Vale ressaltar que essa dinâmica é flexível a mudanças e pode ser trabalhada com qualquer tema, basta seguir as sequências e orientações da mesma.
Venha conhecer outra excelente Dinâmica. Basta Clicar aqui
Gostaria de conhecer uma página com Diversas Atividades de Ensino Religioso? Clique Aqui