A história de Noé e a arca é uma daquelas narrativas bíblicas que se tornaram tão populares que até mesmo as crianças conhecem. Mas, além das imagens de animais entrando na famosa arca, há muito mais detalhes nessa história do que muitos de nós percebemos. É uma história sobre fé, obediência e sobrevivência em tempos difíceis. E é exatamente por isso que nesta publicação, apresentaremos um resumo completo da história de Noé, adaptado especialmente para as crianças.
A HISTÓRIA DE NOÉ
Noé era um homem bom e justo perante Deus e seu povo. Entretanto, Deus estava triste, pois toda a humanidade estava com atitudes más e não amava mais a Deus. Certo dia, Deus apareceu para Noé e disse que ele fizesse um grande barco. Nele, ele deveria colocar sua família e um casal de animais de cada espécie que havia na terra. Deus fez esse pedido porque haveria de inundar a terra com um dilúvio, isto é, com uma chuva muito forte. Como Noé era muito temente a Deus, fez tudo conforme Ele havia ordenado.
Após construir aquele grande barco, Deus pediu que ele entrasse na arca com sua família e os animais. Depois de entrarem, começou a chover muito forte durante quarenta dias e quarenta noites. Era muita água caindo do céu, entretanto, Deus estava protegendo aquele barco para que ele não afundasse.
Depois que parou de chover e passados alguns dias, Noé soltou um pássaro para saber se as águas haviam diminuído, todavia, o pássaro retornou porque não havia lugar para pousar. Noé esperou mais sete dias e soltou outro pássaro que logo retornou com uma folha de oliveira. Isso queria dizer que as águas estavam baixando. Noé esperou mais sete dias e soltou um outro pássaro e este não retornou. Noé entendeu que agora já podia sair da arca com sua família (ele, sua mulher, seus três filhos e as esposas de seus filhos) e os animais.
Depois que Noé saiu da arca, Deus prometeu a ele que nunca destruiria a terra novamente com água e que a prova de sua aliança seria a criação do arco-íris, e toda vez que ele aparecesse no céu seria a prova dessa promessa. Noé continuou sendo um homem temente e sempre foi muito abençoado por Deus.