A história de Sansão é uma das mais emocionantes e intrigantes do livro de Juízes, no Antigo Testamento. É o relato de um homem escolhido por Deus para liderar seu povo para a liberdade, mas que acabou se perdendo em suas próprias fraquezas. Embora o público-alvo desta postagem seja as crianças, é importante lembrar que essa história também cativará os adultos, pois há muitos ensinamentos valiosos a serem aprendidos. Por isso, faremos um resumo da história de Sansão, apresentando seus principais desafios e o impacto que sua vida teve sobre as pessoas que o cercavam.
A HISTÓRIA DE SANSÃO
Certo homem chamado Manoá era casado com uma mulher que não podia ter filhos. Um dia, um anjo apareceu para ela e disse: Você engravidará e terá um filho. É ele quem vai começar a salvar o seu povo das mãos dos filisteus e você não deverá cortar seu cabelo”. Então, a mulher contou tudo para seu marido e depois de nove meses o menino nasceu. Deram-lhe o nome de Sansão.
Sansão crescia e Deus abençoava sua vida. Certa vez, enquanto estava andando, um valente leão lhe atacou. Entretanto, o espírito do Senhor estava com Sansão e ele matou o leão como se fosse um cabrito.
Certa vez, Sansão foi para uma cidade chamada Gaza e dormiu na casa de uma moça chamada Dalila, quando o povo descobriu que ele estava ali, cercaram o local e ficaram à espera dele para atacá-lo de manhãzinha. Entretanto, à meia-noite, Sansão se levantou, agarrou e arrancou a porta da cidade e a levou nos ombros, todavia, ninguém pôde fazer nada.
Dias depois, Sansão se apaixonou por Dalila e quando os filisteus descobriram esse romance, resolveram conversar com ela para que Dalila descobrisse porque ele tinha tanta força. Dalila tentou descobrir várias vezes até que Sansão resolveu contar a verdade e disse que seus cabelos eram o segredo de sua força.
Dalila fez Sansão dormir em seu colo e cortou seus cabelos. Quando acordou, avistou os filisteus e tentou usar sua força contra eles, mas não conseguiu. Foi finalmente preso e teve seus olhos furados.
Os filisteus estavam muito felizes com a prisão de Sansão e realizaram uma grande festa para comemorar a sua captura. Eles amarraram Sansão no centro do templo entre as duas colunas principais que havia. Sansão orou a Deus e pediu que lhe desse mais uma oportunidade de força, Deus atendeu sua oração. Sansão empurrou as duas colunas que fizeram o templo desabar e só naquele dia, cerca de três mil filisteus morreram.
Texto: Atividades Bíblicas
Conheça aqui outros resumos incríveis de Histórias da Bíblia para Crianças.